Série Maníacos

O viciante mundo da TV

Lost – 4×13/14: There’s No Place Like Home [Season Finale, Part 2 e 3]

Posted by Michel Arouca em junho 1, 2008

Chega ao fim à quarta temporada de Lost e como de costume a cena final foi absurdamente chocante e algumas dúvidas e mistérios foram resolvidos, mas logicamente outros zilhões de mistérios ainda ficaram pendentes ou foram criados nesse final.

Spoilers Abaixo:

Ver o episódio começar exatamente com as cenas finas da terceira temporada foi algo muito legal e que faz agente dar ainda mais valor para a montagem da série. Imagina como deve ser complicado manter uma linha temporal coerente com esses diversos flashfowards e flashbacks. Sensacional.

Logo quando o nome “Jeremy” foi citado no começo já me bateu aquela agonia de não saber de quem eles estavam falando. Será que é alguém que já apareceu e eu não estou lembrando ou é um codinome de alguém conhecido? Felizmente se tratava do maior choque da temporada e na verdade era o nosso conhecido Locke que adotou o nome para vagar no “mudo exterior”. Fico imaginando se para a quinta temporada Locke só vai aparecer em flashbacks (afinal existe uma janela de quase três anos entre o período que Jack e cia saíram da ilha para o dia da morte de Locke) ou se as propriedades de cura da ilha vão ter um upgrade para propriedades de ressuscitação.

O embate final entre o homem de fé vs. o homem cético que foi iniciado logo no começo da temporada com a divisória das pessoas que tiveram que escolher entre seguir Locke ou Jack foi algo muito bom. Jack estava precisando ouvir aquela frase “Minta para eles. Se você mentir metade de jeito que você mente para você mesmo, eles irão acreditar”. Como pode alguém que ficou na ilha por tanto tempo pode negar que existe uma força que a lógica não pode explicar? Por mais que essa teimosia de Jack tenha sido crucial para ele sair da ilha, a longo prazo ficou claro que ele tomou a decisão errada.

Sobre as mortes do episódio. Para aqueles tem alguma esperança de que a explosão não matou Michael podem ficar tranqüilos que esse é um personagem que AGORA teve o seu fim. Em entrevista ao Tv Guide, o ator Harold Perrineau conta que os produtores ligaram para ele poucas semanas antes de ele receber o roteiro de episódio final e disseram que eles “não iriam continuar com Michael”. Se você não está feliz pelo fato de Michael e Walt não terem um final feliz, saibam que a morte do personagem pegou o próprio de Harold de surpresa.

Aliás, como aquele moleque que faz o Walt cresceu heim? Espero que pelo menos ele volte na próxima temporada, afinal, nas duas primeiras temporadas foi criada uma grande expectativa sobre os possíveis “poderes” de Walt.

Um personagem que eu ainda não consegui engolir a suposta morte foi Jin. Pode me chamar de teimoso, mas eu ainda continuo a acreditar que tem coisa ai. Não vou ficar nada surpreso se na próxima temporada tiver alguma cena mostrando o bote de Faraday resgatando Jin das águas em chamas pela explosão do cargueiro. Uma outra coisa que eu estava pensando é sobre a abrangência do território que foi junto com a ilha no momento que ela foi “movida”. Será que foi só a ilha ou parte do oceano que estava em volta também foi junto? Se for o caso fica fácil de colocar Faraday e Jin de volta na ilha.

Falando na cena em que a ilha foi “tragada” pelo oceano, tenho que fazer um pequeno destaque sobre os efeitos especiais. Foi só eu que achou as cenas da explosão do cargueiro, da ilha desaparecendo e da queda do helicóptero MUITO mal feitas? Pelo amor, já vi efeitos melhores até em Buffy. Ainda bem que o forte de Lost está no roteiro, montagem, direção e atuações.

Para aquelas pessoas que dizem que essa foi a melhor temporada até agora, não posso dizer que concordo cegamente, mas concordo que isso não é uma afirmação exagerada. Realmente foi excelente e isso se deve em grande parte para o tamanho da temporada que foi curta tornando tudo muito mais ágil.

Outra coisa importante que ajudou muito na qualidade foi o personagem Ben. Ele simplesmente roubou a temporada e se tornou meu personagem favorito. A cena em que ele esfaqueia Keamy e depois demonstra total frieza para aqueles que supostamente morreriam no cargueiro foi maravilhoso. Michael Emerson emergiu como o grande destaque das atuações e eu torço muito para que ele ganhe todos os prêmios que concorrer nos próximos meses.

Agora a espera para a quinta temporada será bem longa e Lost só retorna com novos episódios em fevereiro de 2009. Para falar bem a verdade, depois de ver os números da audiência desse último episódio eu espero que os chefões da ABC e os produtores de Lost discutam longamente sobre o futuro da série e quem sabe reconsiderem a idéia de terminar Lost só em 2010.

Vou deixar dois links de vídeos que estão rolando no youtube nos últimos dias bem legais. O primeiro é da cena em que Kate está sonhado e recebe um telefonema. Esse telefonema estava com o áudio revertido, mas quando tocado na rotação normal a voz diz “A ilha precisa de você…você precisa voltar antes que seja tarde de mais.”

O segundo é da cena em que Sawyer cochicha algo no ouvido de Kate e depois pula do Helicóptero. Ele diz, “Eu tenho uma filha no Alabama. Você precisa encontrá-la. Diga que eu sinto muito”. Não tenho muita certeza se confio nesse vídeo, mas vale a pena só para encher o vazio da curiosidade.

Estou muito satisfeito com Lost e não consigo entender essas pessoas que não enxergam a genialidade da trama e ficam metendo o pau depois de abandonarem a série ou depois de assistirem episódios esporádicos. Não faço parte da turma que faz de Lost uma religião, mas não precisa ser um gênio como Ben para entender que essa é uma saga que vai entrar para a história da televisão e vai fazer muita falta quando acabar.

2009 é logo ali. Até.

10 Respostas to “Lost – 4×13/14: There’s No Place Like Home [Season Finale, Part 2 e 3]”

  1. GiH said

    Poutzz 2009 …

    Gostei do episódio, foi interessante, parece q até Jack conseguir volta pra ilha, as coisas serão organizadas por Juliet e Sawyer…Sempre achei q era o Lock no caixão e aguentei pra ver depois os vídeos dos finais alternativos…q não faziam sentido, pois Kate iria certamente ao enterro de Sawyer…e o Brother num poderia morrer ele e a Penny são tão fofos *__*

    Brasileiros novamente em Lost <o/

  2. Lucas said

    Com certeza foi um episodio excelente, digno de final de temporada de LOST! Eu concordo plenamente que essa temporada foi demais, historias excelente e revelações bombasticas, mais assim como tu nao acredito cegamente que foi “A” melhor temporada, eu prefiro a 1ª, mais foi uma temporada perfeitaa! A espera para a proxima temporada vai ser realmente de matar, mais nao tem outro jeito néH!

    Atéh! parabens ae pelo texto

  3. Tiago Rimbuk said

    E no fim das contas Jack, Locke e Ben partilhavam do mesmo objetivo… quem diria.

  4. Eric said

    O episódio foi perfeito, a explosão do navio, a ilha sendo tragada, a surpresa do fim, Desmond e Penny…

    Só fiquei meio assim com o gancho. Os que sairam querem voltar pra ilha e ainda vai acontecer muita coisa na ilha (o Ben diz que aconteceram vários problemas depois que os 6 saira), masssss 2 temporadas com os principais personagens vai ser bem estranho…
    Mas estamos falando de Lost, e os roteiristas sabem o que estão fazendo.

  5. Edmon said

    gente, ngm falou do povo falando português BEM forçado no barco da Penny.. hehe..

  6. gdsb said

    Também não consigo entender algumas pessoas que teimam em dizer que nao curtem este seriado. O único capaz de me prender horas na frente da televisão, sem quase me mexer nem desviar o olhar,é simplesmente sensacional!
    Ótima matéria!

  7. allancampos said

    Adorei a temporada… não tinha gostado tanto da 3ª temporada… a 4ª pra mim superou a anterior…

    e sobre os criticos de Lost… naum é nem pra dar bola pra esse povo.. muita gente mal assiste a temporada completa e fala o que naum sabe…

    Concordo com o fato de Lost entrar para a história da Tv… no caso das melhores séries…

    abraço a todos…

  8. allancampos said

    Pessoal, tá aí o link do último episódio… Clique aqui

  9. Lucas said

    Vixe, eu tava assistindo Lost no axn, passou akele do Ben muito foda!? Daí bolei uma teoria o-o!!
    pq o Widmore fala pro Ben q a ilha era dele antes, e descobrimos no final da temp, q tipo quando vc “sai” da ilha como o ben lah, vc eh substituido o-o
    Enton o Ben pode ter substituido o Widomore e ele ker voltar e pah o-o
    como o Ben ker voltar agora q o Locke morreu o.o!
    Pq fez muito sentido de acordo com oq ele falou
    tanto q ele chama o ben de garoto, fala q ele tem tudo oq o widmore tinha, pq ele roubou, e talz o.o!

  10. Silvia_05 said

    Apesar do excesso de informação, gostei do episódio. Achei bem dosado. E meus personagens preferidos se destacaram.

    “Meu Amado” Ben continua o personagem + forte, dando total sentido prá trama. Incontestável é a interpretação de Michael Emerson – a cena do ataque ao Keamy foi bárbara.

    Adorei o Sawyer “bom-coração” – mostrou sensibilidade e inteligência mesmo tomando uma atitude drástica. É sensacional sua presença de espírito e é incrível como o papel de bon vivant lhe cai bem. Acredite: acho ele melhor personagem que o Jack “bom-moço-herói”. E até os sentimentos dele pela Kate acho mais genuíno.

    A Sun virá com tudo na próxima temporada. Ótimo. Mas sabe-se lá de que maneira ela pretende vingar a morte (?) do Jin.

    Só o Desmond e a Penny é que deixaram a desejar. Não foi ruim o encontro, mas poderia ter sido mais intenso.

    E por fim, quando eu pensei: “Agora o Locke conseguiu o que queria!”, vem a cena do caixão, que até agora eu sigo encaraminholando de como será que se chegou até ali.

    Uma bela temporada. Tomara que a 5a. siga nesse estilo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: