Lost – 4×01: The Beginning of the End

jack.jpg

Uau. Não sei se foi toda a expectativa gerada pelo boca a boca, pelo marketing, pela vigília com os outros amigos Lost-maníacos contando os segundos para poder assistir ao episódio ou simplesmente porque desde que acabou Dexter não tenho visto nada muito genial na televisão. Seja lá o motivo, depois de assistir a esse episódio posso afirmar sem medo de queimar a língua, que Lost está caminhando para a história da televisão como uma das produções mais geniais já realizada. Simplesmente fantástico.

Muita atenção para as pessoas que não querem saber quem morreu e quem viveu, se é flashback ou flashforward…MEGA SPOILER ALERT.

Damon Lindelof e Carlton Cuse conhecem muito bem os fãs de Lost. Vocês gostaram de flashforward no final da terceira temporada? Então ta, toma mais um logo de cara para começar o novo ano. Eu não esperava de jeito nenhum começar a temporada com flashforward e muito menos descobrir que estamos vendo o futuro logo no começo do episódio.

As cenas fora da ilha mostram um desesperado Hurley, correndo de uma loja de conveniência como quem acaba der ver um fantasma . Sua fuga desesperada é acompanhada pelo jornal local e logo vemos Jack tomando seu café da manha nutritivo de suco de laranja com vodka e assistindo pela televisão a fuga do amigo rechonchudo. Assim que ele é preso uma informação muito importante é liberada. “Eu sou um dos seis da Oceanic”. Agora sabemos que apenas seis pessoas escapam da ilha. Já sabemos que Jack e Kate fazem parte desse grupo e ainda faltam três pessoas para descobrirmos. Alguém tem um palpite da identidade dos outros três? Na delegacia Hurley é interrogado por Big Mike (o antigo parceiro de Ana Lucia) que quer saber quem ou o que Hurley viu na loja de conveniência que fez ele sair correndo desesperado daquele jeito.

Na ilha voltamos exatamente onde paramos há quase nove meses atrás. Jack e cia contentes por terem contatado o navio de Naomi e esperançosos por um resgate. A alegria de alguns não dura muito quando Desmond aparece e conta que Charlie morreu avisando que o barco que está se aproximando pode não ser amigável.

De volta para o flashforward, Hurley está novamente no hospício em que conheceu Libby e por incrível que pareça ele está feliz. Lá ele recebe a visita de um homem bem medonho dizendo ser um advogado da Oceanic. Quando Hurley pede para ver uma identificação o homem pergunta, “Eles ainda estão vivos?”. Isso foi o suficiente para o gordinho surtar mais uma vez.

E quando Hurley foi parar na cabana do Jacob? Eu que estava assistindo o episódio todo compenetrado, com o fone de ouvido no último volume e quase cai da cadeira quando surgiu aquele olho azul de dentro da cabana. Não consegui relacionar o olho com o dono, mas acredito que todo mundo deve ter algum palpite de quem era a pessoa na cabana de Jacob.

A grande surpresa do episódio foi à visita que Hurley recebeu no hospício. O finado amigo Charlie era a pessoa que ele tinha visto na loja de conveniência e agora ele estava bem ali ao lado dele para passar uma importante mensagem. “Eles precisam de você, Hugo. Você sabe que eles precisam de você”.

Pontos importantes e interessantes:

– É impressionante como Ben é perigoso mesmo amarrado. Só usando a inteligência e a manipulação ele consegue se virar muito bem.

-Jack disposto a matar Locke foi uma grande surpresa para mim. Se a arma não tivesse descarregada era bye bye.

-Já escolheu seu time? Do lado de Jack temos Kate, Jin, Sun, Sayid, Desmond, Juliet, Rose, Bernard e alguns sobreviventes. Do lado de Locke temos Hurley, Claire, Danielle, Ben, Alex, Karl, Sawyer, Vincent e uns outros gatos pigados.

Jorge Garcia que nunca foi um grande destaque de atuação, mas sempre teve muito carisma, conseguiu transmitir muito bem o sentimento de felicidade quando deu aquele pulo no mar com direito a slow motion estilo S.O.S Malibu, e toda sua raiava e frustração foi muito convincente no discurso na hora de dividir os times.

-Uma coisa que é meio óbvia, mas acredito que nem todos notaram é que os eventos que ocorreram no flashforward do Hurley são coisas que acontecem antes do flashforward de Jack. O gordinho teve o desejo de voltar para ilha antes de Jack.

-Aparentemente o time de Jack era o time certo a ser escolhido, porque afinal Hurley pediu desculpas por ter ido com Locke.

-A pessoa sentada na cadeira de balanço na cabana do Jacob se parecia muito com o pai de Jack ou é impressão minha?

-Alguém mais ficou meio pensativo de ver Hurley pintando um iglu com esquimó? Ainda não me esqueci daqueles pesquisadores no último episódio da segunda temporada. Não me lembro se era pólo norte ou alguma coisa do tipo, mas não acho que eles mostrariam o Hurley pintando aquilo se não tivesse algum significado. Ou pode ser só paranóia mesmo. Sei lá.

O episódio acaba com um novo personagem sendo introduzido e depois de ver essa obra prima, tenho dó das pessoas que desistiram na série na temporada passada.

21 comentários sobre “Lost – 4×01: The Beginning of the End

  1. Também quase cai da cadeira quando vi aquele olho! UAU
    Jorge Garcia teve sua melhor interpretação na história da série, fala sério!
    Mais e mais perguntas… 6? Quem serão os outros 3? Eu apostaria na Sun, Sayid e Juliet.

    Desde a primeira aparição do Jacob eu tive a impressão de que parecia com o pai do Jack e essa especulação já rodou todos os sites e blogs especializados (ou não) em Lost.

    Pode ter certeza que não foi só você que ficou pensativo sobre a pintura do iglu! E tenho plena convicção de que não mostraram aquilo de forma aleatória!

  2. O olho é do Locke, for sure…

    Ele estava tomando um whisky com o Christian Shepard e o Jacob. Estavam batendo um papo, falando sobre o tempo, brincando com o Vincent. Hurley atrapalhou a confraternização… tsc tsc

    Sério: esperava um pouquinho mais dessa premiere. Talvez eu esteja mal acostumada, mas não chegou aos pés de “A tale of two cities” ou de “Man of science, man of faith”.

    Abração!

  3. Gostei do episódio, de verdade. Superou quaisquer expectativas minhas. Abrindo a temporada com um flashforward é pra deixar qualquer um maluco. Bom inicio de temporada. E ah, a atuação do Jorge Garcia foi fora de sério!!!! Sua melhor até hoje.

    O homem sentado na cadeira é mesmo o pai do Jack, mas gente, o olho não é o do Locke! Não tem nada a ver. Revi a cena umas 10 vezes!

    Excelente review, by the way!

  4. me lembrei mto da busca dos ‘cinco finais’ em BSG, agora vamos começar a especular que são os outros ‘3 da oceanic’

    e meu só de saber que o Jack não vai morrer é broxante…pior que isso é ver que ele mataria mesmo o Locke!!!absurdo!

    achei que faltou destacar mais o ponto forte do episódio pra mim, a visita de Jack a Hurley no hospicio, que diabos eles fizeram pra não contar nada, o que aconteceu pro Jack sair desse estado de ‘eu sou fodão, não fale nada’ pra aquele com aquela barba de mendigo e gritando pra Kate que eles precisam voltar???
    será que aquele corpo no caixão seria o Hurley? cheguei a pensar num suicidio do gordinho mexendo com a cabeça do Jack, mas pensando melhor achei pouco provavel…

    e ainda sobre a visita, e sobre os ‘times’, pra mim ficou meio claro durante o episódio que o time do Locke estava certo, mas pelo jeito vai dar alguma merda já que o Hurley pede desculpa como você bem lembrou…

    sobre essa ‘6 da oceanic’ eu já tinha lido spoilers e já sabia, só que eles davam conta de que era outro personagem gritando isso (não vou falar pq vai que ele é um dos 3 e estraga, mas o relato da cena era IDENTICO, então acredito que tenha sido um erro mesmo) mas a informação dos ‘6’ se confirmou..

    e eu to mto mole, ao a cena do Hurley contando pra Claire da morte do Charlie foi emocionante??? eu que odiava o cantor drogado e comemorei sua morte, fiquei triste ao ver o impacto dela no Hurley no Desmound e nos outros que eu gosto…(na Claire nem tanto pq não gosto dela tb hehehe)

  5. curto mto o episodio de verdade, e tbm me emocionei com a cena do Hurley contando pra Claire sobre o Charlie…. Quando vi o Charlie no hospicio fiquei mto feliz, nao queria que ele moresse…..abraços

  6. Realmente, “tenho dó das pessoas que desistiram na série na temporada passada.” [3]

    Acho que o “quase cai da cadeira quando surgiu aquele olho azul de dentro da cabana” foi unânime. Não quero dar opinião sobre quem se parece a pessoa na cabana…

    Jorge Garcia me supreendeu finalmente.

    E aquela coisa do iglu senhor? Quem explica?

    Quem serão os outros 3?
    Essa pergunta, sinceramente, está me matando.

    Ai, Lost ainda me matará de curiosidade.

  7. Pra quem tava apostando na ********. Já saiu spolier de quem sao os Oceanic Six, mas a ***** naum eh, porque ela ***********.

    * Editado por conter spoilers!

  8. Ja assistiram à animacao de bonecos “Team America World Police” (dos mesmos criadores de South Park), que satiriza o antigo seriado Thunderbirds? Pois ao ouvir o tal “discurso emocionado de Hurley” sobre Charlie, antes do gorducho passar para o lado de Locke, é simplesmente IMPOSSIVEL nao lembrar imediatamente dos “discursos” que o “pessimo ator” da animação de bonecos fazia… :-) Fala sério, o Jorge Garcia é muito limitado como ator e o discurso do personagem dele, Hurley, acabou ficando muito deslocado, quase patético, além de “quebrar” completamente o clima de aventura do episódio.

  9. eh mesmo, aquela cena em que eles se separam foi muito feia, mas o resto do episodio foi bom, deu pra matar a saudade. Principalmente os diálogos do flashfoward foram demais.
    Num tinha spoiler na minha resposta anterior nao, eu só falei que pra fazer parte do Oceanic Six deveria obviamente estar no vôo, eu nem falei quem realmente é.

  10. Realmente muito bom esse espisódio!!!

    Não acho que tenha sido melhor que o 3×1, mas amei, afinal depois de tanta espera tinha que ser muito muito muiiito ruim pra mim naum gostar

    Também fiquei mó surpresa por logo de cara termos flashforward, muito bom…

    Eu quero, eu preciso, eu pereço por saber quem são os 6 da Oceanic, ou melhor os 3 que faltam pra completar o time.

    Mó susto akele olho e akela cabana mudando de lugar…assustador!

    Quem era na cabana? Não faço a minima, naum sou muito boa nesse lance de teorias de Lost, só curto ler, ouvir, especular, debochar e ficar pasma…rsrs

    Enfim, amei!!!

    Bjus..

  11. alguem falou la em cima que apostava q Juliet era uma dos 6 do Oceanic… Mas Juliet NÃO tava no avião da Oceanic, brotha! Ela tá descartada só por isso.
    Eu não tenho ideia de quem seja os 6, mas to fugindo de spoiler como nunca!

Deixe uma resposta

