Lost – 4×03: The Economist

sayid-and-jack.jpg

Se não bastasse a trama inteligente, as boas atuações, a bela fotografia e todos os outros atributos que fazem de Lost uma das melhores séries da televisão, um outro fator que está me deixando muito satisfeito nesse início de temporada, é a forma como a trama parece estar caminhando a passos largos para o almejado desfecho. Mais um dos oceanic 6 foi revelado, mas em compensação, outra enxurrada de perguntas foi jogada na nossa cara.

Spoilers Abaixo:

Sayid como um matador não ficou nada mal. Ele me pareceu muito à vontade e eficiente nesse trabalho. Quando ele matou o italiano no campo de golfe não sei se fiquei mais surpreso pela revelação de que ele é dos oceanic 6 ou pelo desdém que ele demonstrou em matar alguém ali mesmo na luz do dia e sem muita explicação. Depois disso em Berlim o que pareceu um encontro casual com uma mulher chamada Elsa em um café, na verdade era mais uma “missão”.

Na ilha, Sayid faz um acordo de resgatar Charlotte do temido Locke, em troca de uma vaga no helicóptero que iria voltar ao barco. Enquanto ele ruma em direção a vila dos outros junto com Kate e Miles, uma experiência muito interessante é conduzida por Daniel. Ele montou uma espécie de sinalizador na ilha e um foguete foi lançado do barco fora da ilha em direção ao sinalizador. Dentro do foguete havia um cronômetro, e o físico constatou que o foguete viajou 31 minutos a mais do que o tempo que eles estavam ali esperando. Meio doideira, mas mais uma vez temos uma pequena prova de que a ilha tem alguma coisa estranha com o espaço/tempo em relação ao “mundo exterior”.

Na vila dos outros, vimos à bela armadilha que Locke e sua turma fizeram para Sayid, Kate e Miles na casa de Ben. Foi interessante ver Hurley questionando Locke e logo em seguida ajudando o careca na armadilha. Sayid, no entanto convenceu Locke a liberar Charlotte em troca de Miles (com certeza Locke vai fazer bom uso de um caça fantasma). Fiquei em dúvida se Kate realmente quis ficar com o time do Locke ou se Sayid simplesmente a deixou para traz.

No futuro, a conclusão da missão de Sayid relacionada a Elsa, não terminou tranqüila. O chefe de Elsa era o alvo, mas depois de uma reviravolta inesperada, descobrimos que era Elsa que estava usando Sayid para obter informação sobre o mandante das mortes que Sayid estava executando. Obviamente que o iraquiano levou a melhor, e mesmo ferido matou Elsa e foi encontrar-se com seu “chefe” que não era ninguém menos que Ben Linus. Acredito que muita gente reconheceu a voz de Ben antes mesmo dele aparecer, mas mesmo assim foi uma baita surpresa.

Pensamentos e pontos interessantes:

-A cabana de Jacob realmente é a coisa mais assustadora da ilha. Ela aparece onde quiser e para quem quiser. Aquele pó cinza que ficava envolta da cabana ainda vai ter alguma coisa de importante.

-Além do passaporte brasileiro (que por sinal estava escrito Brasil com Z) que Sayid encontrou no quarto secreto de Ben junto com uma pilha de outros passaportes, todas aquelas roupas, malas e dinheiro me deixaram com a impressão de que Ben tem alguma facilidade de ir e voltar para o “mundo exterior”.

-Fiquei feliz quando Charlotte resolveu não entrar no helicóptero. Como ela mesmo disse, ela ainda tem um trabalho a fazer ali na ilha e como a área dela está ligada à arqueologia, espero que alguém mostre para ela a maldita estátua com quatro dedos e alguma explicação ou teoria brote da cabeça dela.

-Não precisava nem comentar que o bracelete de Elsa era igual ao de Naomi né?

-Foi legal ver Sayid dizendo na ilha que o dia que ele confiasse em Ben seria o dia que ele venderia a sua alma. Mal sabe ele que no futuro ele estaria trabalhando junto com Ben.

-Agora é oficialmente errado dizer que apenas seis pessoas saíram da ilha. Ben não faz parte do oceanic 6.

-Que sensação estranha ver Sayid saindo da ilha.

Semana que vem o episódio será focado em Kate. Como já sabemos que ela é um dos oceanic 6, estou louco para saber qual vai ser a surpresa do flashback ou flasforward dela.

15 comentários sobre “Lost – 4×03: The Economist

  1. Mas ha meses que, meramente olhando o que a propria ABC liberou sobre os episodios (como os resumos e sneak peeks), que a gente ja sabe quem sao todos os Oceanic 6. Nao ha surpresa alguma com Sayid, há?…

    E nao concordo com o “AGORA é oficialmente errado dizer que apenas seis pessoas saíram da ilha. Ben não faz parte do oceanic 6”. Novamente, meramente assistindo a Lost, além de já ouvirmos Ben dizer isso mais de uma vez, a gente ja viu em outros episódios que os Outros podiam sair e voltar para a ilha sempre que quisessem. Exemplo: Richard Alpert e Ethan recrutaram Juliet FORA da ilha… Logo, novidade alguma.

    Quanto aos Oceanic 6, o grupo é constituído apenas pelos sobreviventes do voo Oceanic 815. Se Desmond sair da ilha, por exemplo, ele não é um sobrevivente do voo. Por sinal o grupo que saiu inclui ainda até um pequeno personagem que oficialmente não existia ainda na época do voo.

  2. Obrigado Fernando

    Pois é Rubens, já me falaram que existe spoilers da identidade de todos oceanic 6. Eu não assisto promos, sneak peeks e nem procuro por spoilers de Lost, então sempre vou ficar surpreso quando revelarem a identidade dos outros dois membros do oceanic 6.
    Depois que o submarino explodiu não ficou nada explicito que alguém estava saindo e voltando da ilha a vontade. Quem conseguir sair da ilha a partir de agora é novidade sim.
    hahahaha não entendi a terceira parte do seu comentário, “Quanto aos Oceanic 6, o grupo é constituído apenas pelos sobreviventes do voo Oceanic 815. Se Desmond sair da ilha, por exemplo, ele não é um sobrevivente do voo”. Isso está mais do que claro né? Tanto que eu até falei que o Ben não é um oceanic 6!!
    Mas fico feliz que vc está curtindo a série e acompanhando fielmente!!
    Abraço

  3. Michel, acho que fui eu quem nao entendeu o seu review… :-) Agora que voce citou o submarino explodido, finalmente entendi que voce queria dizer que era errado imaginar que apenas os “Oceanic 6” sairiam da ilha ***APOS*** a chegada do grupo de Naomi… OK… Como no review voce nao faz restrição alguma, eu havia entendido que voce estava se referindo a sair da ilha a qualquer tempo.

    Mudando o assunto: o passaporte brasileiro naquele bolo de passaportes ja era esperado, ja que ele foi usado no episodio da morte de Rodrigo Santoro (com o “Brazil” grafado com “Z”). Ou seja, é um objeto cenografico que a producao ja dispõe, por que nao usar novamente? :-)

  4. Michel, mais uma pergunta: voce entao considera material promocional da propria ABC como “spoilers”? Quer dizer que nem um trailer de um filme voce assiste?… Vixe!!!… (explicando: quem analisa o material promocional e as informacoes oficiais do seriado deduz quem sao os Oceanic 6, nao se trata de spoilers obtidos de forma excusa…)

  5. Achei bem foda esse episódio. Gostei de tudo! Quando o Sayid disse que ganhou uma indenização da Oceanic e que era um dos Oceanic 6, levei um puta de um susto. I luvs flashfoward!

    Melhor episódio até agora, so far.

  6. Nossa…eu já achei o episódio um pouquinho, pouquinho só, inferior aos anteriores. É que eu deduzi que como é episódio de sobrevivente, não seria flashback…

    Mas o final com Ben foi tão surpreendente quando Jack e Kate na finale passada. Só não foi mais incrível pq nós jamais esperaríamos algo daquele jeito no final da 3ªtemporada.

    Semana que vem, episódio de Kate…huum…ep. de Kate sempre é ruim…huum,veremos.

  7. Sayid gosta de loiras (ooba!). Repararam que Elsa é bem parecida com Charlotte???

    Gosto destes episódios em que ritmo é mais lento, mas cheio de informações. Gosto dos flashforwards. Estão sendo bastante reveladores.
    É impressionante com tudo é bem amarrado. Lost tá fazendo escola.

    E prá finalizar, eu não poderia deixar passar em branco: BEN É O CARA!!

  8. Rubens – eu considero esses promos meio spoilers sim…muitas vezes uma pessoa mais atenta pega elementos importantes mesmo em cenas rápidas e alguma surpresa acaba sendo estragada!! Trailers de filmes eu vejo uma vez e nunca fico vendo os clips com cenas do filme…sou bem chato mesmo com spoilers!! hehehehe

    Carlos – Sim, Brasil em inglês sem escreve com Z, mas o passaporte brasileiro é escrito em português mesmo!!

    Jonathan – Esse screenshot que vc mandou não é do episódio brother…ta escrito Brazil mesmo!! Esse eh o screenshot correto http://bp3.blogger.com/_v13Tp-eefAY/R7XTIzJRC5I/AAAAAAAABWQ/MMYnI1TEMW0/s1600-h/s4ep03_13.jpg

    Abraços

  9. desculpa, falei besteira. Mas nem tinha prestado atenção…
    “República Federativa do Brazil”. Apesar de que seja um detalhe que não faça diferença alguma na narrativa.

  10. ah isso da Elsa eu tinha CTZ que era uma missão…só que o final que ela tb tinha ele como missão foi meio ‘cliche’ mas mesmo assim surpreendeu!
    mais que isso a surpresa foi que ele trabalhava pro Ben, casando mto bem com a frase que o Sayid disse na ilha!ele vendeu sua alma pro Ben? ou esse se demonstrou correto nas coisas que diz?
    e poh Ben vivo!curti =D
    e achei ótimo que quase não temos mais flashbacks (grande responsavel pela queda de qualidade em alguns momentos, já que não havia mto mais pra se contar sobre os personagens)

    e um ultimo comentário, pobre Sayid, toda vez que se apaixona da merda!hahaha

  11. Otimo comentário de um episódio sensacional!! Sabe que também tive uma sensação enstranha ao ver Sayid saindo da ilha….acha que a sensação será pior se rolar uma cena dessa com o Jack!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s