Lost – 4×04 – Eggtown

locke-and-ben.jpg

É impressionante a capacidade que Lost possui em tornar um episódio memorável na sua última cena. Não que eu não tenha gostado desse episódio, mas em comparação com os três primeiros foi de um ritmo bem mais modesto.

Spoilers Abaixo:

Tudo começa com o time Locke aproveitando um pouco das regalias da vila dos Outros. Para quem devia estar acostumado a tomar um café da manha apenas com biscoitos Dharma, um bom ovo frito e café de verdade deve ter sido um sonho. Até então não sabíamos o motivo de Kate ter desertado do time Jack. Sawyer não demora a descobrir que não foi por ele que a sardenta resolveu ficar por ali e logo fica claro que Kate tinha motivos pessoais.

A cena em que Locke leva café da manha para Ben e no final ele joga a bandeja na parede de raiva, me fez lembrar daquele episódio da segunda temporada na época da escotilha quando logo depois de conversar com Ben, Locke fica nervoso enquanto limpava a louça. Não me canso de ver Ben manipulando as pessoas e sendo um cara perigoso só pela lábia. De longe um dos personagens mais bem construído da série.

Eu que achava que os flashforwards seriam usados poucas vezes nessa temporada fiquei surpreso mais uma vez. O julgamento de Kate no futuro teve dois pontos interessantes: Primeiro descobrimos que Kate tem um filho e depois ouvimos um pouco da mentira que os Oceanic 6 contam para o mundo através da boca do próprio Jack. Os relatos de Jack transformaram Kate na heroína do acidente aéreo. Segundo ele, apenas oito pessoas sobreviveram ao acidente. Quem será essas duas outras pessoas que eles tiveram que justificar a morte lá na ilha?

O time Jack está tranqüilo no acampamento da praia e prontos para serem resgatados. Alguns deles, como Jin e Sun já estão fazendo planos para o futuro quando saírem da ilha. Embora o diálogo do casal coreano tenha sido bem curto, deu para notar alguma hesitação da parte de Sun em criar o filho junto com Jin. Não dá para tirar muita conclusão dessa conversa, mas já sabemos que em Lost quase tudo, mesmo que pareça insignificante, tem importância.

Outra cena curta na praia, mas que com certeza têm importância futura, é o teste de memória que Daniel não consegue passar. Até então ele era tido como algum gênio, mas como pode uma pessoa tão inteligente ter uma memória de curto prazo tão ruim? O próprio Matthew Abaddon explicou para Naomi que todas as pessoas do time estavam naquela missão por um propósito e foram escolhidas a dedo. Vamos ver se essa memória de elefante de Daniel vai ter alguma importância mais para frente.

A conversa entre Miles e Ben foi algo bem inusitado. A quantia de dinheiro que Miles pediu (3,2 milhões de dólares) não foi estranha se comparada com a certeza que ele tinha de que Ben possuía aquela exata quantia. Será que algum fantasma andou espionando a conta bancaria de Ben ou Miles tinha essa informação através das pessoas que o contrataram para capturar Ben? O que mais me chamou atenção foi a exigência que Miles fez em receber os 3,2 milhões em dinheiro. Porque Ben teria tanto dinheiro assim dentro da ilha? Que a ilha de Lost é mais segura que as ilhas Cayman isso eu não tenho dúvida, mas com toda facilidade que Ben tinha de ir e voltar para o “mundo exterior” (isso até Locke ter explodido o submarino), porque ele não abriu uma conta no Bradesco mais próximo e deixou todo esse dinheiro por lá mesmo?

O Julgamento de Kate acaba bem e ela está livre pra cuidar do seu filho que na verdade é Aaron, o filho de Claire. Bom, pelo menos ela chama a criança de Aaron. É fácil assumir que ele é o filho de Claire, mas ele pode ser muito bem o filho da própria Kate e ela apenas deu o nome de Aaron em homenagem a Claire. O mais provável é que ele realmente seja o filho de Claire, mas porque então Jack tem toda essa aversão à criança? Quem vai negar que quando viu aquela criança loirinha não pensou na hora que o pai era o Sawyer?

Uma coisa que eu fico tentando fazer é montar uma linha temporal com os cinco flashforwards que vimos até agora. Dá para deduzir que o flashforward de Jack no último episódio da terceira temporada é o evento mais no futuro que vimos até agora e esses da quarta temporada são eventos mais recentes (isso não contando o flashforward do Sayid que não tem como encaixar). Por mais que isso provavelmente seja um pequeno exercício mental inútil, me faz dar ainda mais crédito aos produtores e roteiristas que estão contando uma história fantástica, com uma ordem cronológica totalmente embaralhada.

Semana que vem o episódio será centralizado em Desmond. Vamos ver o que aconteceu com ele, Sayid e o helicóptero que partiu da ilha na semana passada.

Estou com boas expectativas para esse episódio de Desmond. Será que já vamos ter alguma explicação para a tal habilidade de ver o futuro do escocês? To achando que esse vai ser um daqueles episódios que não vamos saber se é flashback ou flashforward até o último momento.

14 comentários sobre “Lost – 4×04 – Eggtown

  1. Sabe…não pensei neste episódio como fraco, mas quando acabou eu disse “finalmente um episódio da Kate que presta”.

    E o final? Aaron??? WHAT???

    Ah sim, baixei um episódio que no final a legenda crucial veio com erro…Kate diz “Oi Earn” :P enfim…
    Será que Claire vai morrer?

    E concordo com vc, os proximos dois episódios, centrados em Desmond e Juliet respectivamente, serão dois que não saberemos se será flashback ou flashforward.

  2. Nossa Michel, eu curti muito o episodio, como que esses roteiristas tem essa mente brilhante? As cenas do futuro da Kate foram tdas um maxiMO, Lost me surpreendedo cada vez mais.

  3. Episódio filler, mas imprescindível!
    Acho que pouca gente vai gostar muuuuuito do episódio como um todo, mas o que importa é que, pra mim, Lost pode falar de coisas sobrenaturais ou dramas pessoais, tanto faz, o episódio é sempre muito bom!

  4. O problema do episódio é o ritmo. Tem bastante conteúdo, mas tá parado. É uma pena. A temporada começou num ritmo intenso e agora “parou Rubinhooo”.

    Tô achando que o guri é do Sawyer, motivo de revolta do Jack. E o nome é só uma lembrança da ilha, talvez da Claire.
    Se a criança é o Aaron da Claire, entonces é sobrinho do Jack!(que ele nem sabe).

    Agora bom mesmo é o Locke perdendo a cabeça e o olhar de vitória do Ben. Não me canso de elogiar : que personagem ! Ele conseguiu inclusive desestruturar o Miles – que parecia tão dono de si, tão preparado pro encontro, e na hora se perdeu todo …

  5. Só não concordo com o negócio de “mais modesto”. As cenas do julgamento de Kate foram brilhantes do início ao fim.

    Com certeza, Claire is gone. E Jack não quer ver Aaron por saber que ele é seu sobrinho. Acho que o fato de Kate ser mãe de Aaron é uma imposição feita pelas pessoas que os tiraram da ilha.

    Algo do tipo “matamos a Claire e alguém tem que se declarar mãe dessa criança para que a mentira inventada sobre o acidente cole”. Mais ou menos isso.

    http://www.feliperocha98.wordpress.com

  6. ah eu vou negar que pensei que era filho do Saywer!!!na metade eu já encuquei com a ideia de Aaron ser o tal ‘filho’ da Kate!
    depois as coisas foram caminhando pra isso e quanto chegou no fim e eu vi o bebe loiro eu comemorei tipo ‘eu já sabia’ é dificil pra burro isso acontecer comigo com Lost mas dessa vez aconteceu!

    e isso da legenda errada com Earn como amigo citou foi triste mesmo, muito sofreram com isso e ainda acham que o nome é Earn!!!
    mesmo no site da ABC contendo a fala como AARON!mas tem gente que é teimosa neh hehehe

    e concordo com o comentário acima, a explicação mais obvia é que o Jack sente alguma culpa pelo que fez e por isso não quer ver a criança, o mais provavel é que saiba que é o tio dela e mesmo assim não tenha assumido a criança…

  7. Eu não assisti, mas considerei o episódio fraquíssimo… Caaalma, eu explico: ha algumas semanas eu li o resumo detalhado com tudo o que aconteceria nos 4 primeiros episodios desta temporada. E, ao menos na leitura, esse quarto episodio me pareceu de longe o mais fraco de todos (talvez porque eu prefira os acontecimentos relacionados aos misterios da ilha — tipo Monstro da Fumaça, Jacob, Viagens no Tempo –, e nao dê a menor importância para detalhes novelescos como “quem vai ficar com quem, quem come quem, o que acontece com o filho de Fulano…” (por mim sequer existiriam crianças/bebês no seriado).

    Sendo assim, os 3 primeiros episodios eu assisti “ao vivo” pela transmissao da ABC americana (mesmo ja sabendo o que ia acontecer), porque sao legais, mas este ultimo nem nem me dei ao trabalho de assistir ainda, ja que aparentemente nao acontece absolutamente NADA relacionado aos misterios da Ilha… E’ só uma tremenda encheção de linguiça de 42 minutos meramente para revelar o nome da criança no final (grandes melecas!).

    Espero que o proximo episodio seja realmente legal, sem novas embromações.

  8. no espisódio q assisti, Kate termina dizendo:
    “Oi Earn”, nada a ver com Aaron …
    Se a Claire não embarcar, o Charlie morreu em vão, já q ele
    foi confiante na visão do Desmond que dizia vir ela saindo da ilha … não entendi esse negócio de Aaron …

  9. Patricia, isso ai foi erro do cara que fez a legenda. Se aumentar o audio do episódio da pra ouvir claramente ela falando Aaron.

    Muita gente deve ter visto assim e podem não ter percebido a revelação no final.

    E sobre Lost, eu diferentemente do Rubens, vi o episódio. E diferentemente do Rubens, gostei dele. Apesar de ter enchido linguiça mesmo.

  10. Uma coisa é certa em LOST : as pessoas não mudam. É quase uma continuação de House – as pessoas mentem. E a natureza humana fala mais alto. E Ben sabe disso.

    Detalhes : Ben diz pro Locke que ele está completamente perdido, e reforça a idéia de que ele é incapaz de uma liderança. Ben desestrutura Miles quando pergunta sobre os 3,2 milhões. Uma possível negociação não acontece.

    Portanto, Kate, uma mentirosa profissional, seguirá por esse caminho. A liberdade é a coisa mais importante prá ela.

    Apesar de todos falarem, não ficou claro ainda que Aaron é o mesmo bebê. Ela pode ter salvo o bebê de Claire, ter dado prá adoção (ou negociado com Ben pela liberdade), ter engravidado, colocado o mesmo nome prá que ninguém desconfiasse da gravidez. A cena dela dizendo prá não envolver o filho é muito intensa, não parece coisa de mão adotiva.

    As cenas dela com Sawyer são bem importantes. Poderia estar mentindo sobre a gravidez. Mas como não se sabe em que parte do futuro isso ocorre, não sabemos se ela não vai ter uma transa com Jack, o que mudaria muita coisa.

  11. Gostei do episódio, teve menos ação, mas isso não é a dizer q foi mais fraco. Há uma confusão com mais ação = a melhor

    A impressão q tenho é q os criadores têm a história nas mãos.

    Eles dizem q essa temporada fala principalmente das pessoas q escaparam da ilha e vc fica pensando: e as próximas? Então, os outros sobreviventes ficaram na ilha? Morreram? O final da série vai mostrar jack de volta a ilha?

    Se o bebê é o Aron, Claire morreu ou ficou na ilha, abandonando o seu filho?
    Se é o filho d Sawyer, ele morreu ou está na ilha sem saber da existência da criança?

    De tudo isso, só tenho uma certeza: os criadores de Lost são os mais eficientes em deixar vc com a pulga atrás da orelha e ansioso pelo próximo ep. Ok! Se vc tem preguiça de pensar pode até abandonar a série, mas ai o azar e todo seu

  12. O epsódio deixa claro q o filho n é de sawyer, pq ela n tah gravida e evitou chegar aos finalments, como o proprio falou pela manha. Poderia ser o filho do Jack, mas ela n colocaria o mesmo nome, e ele n seria tão loirinho, definitivamente é o filho da Claire!
    Logo logo, vamos descobrir o que aconteceu para q o Jack tenha cansado de mentir e chegar na situação do final do ultimo episódio da 3′, auilo foi o futuro mais distante mostrado ate agora, pois no 1’epsódio ele avisa ao Hurly q vai deixar a barba crscer, essa foi a dica.

    o epsódio foi lento, mas foi nescessário!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s