Opinião: Firefly

Como algo tão curto e, a princípio, tão simples pode te fazer esquecer completamente de Lost, Dexter, The West Wing, Battlestar Galactica, Skins, Pushing Daisies, etc.? Hoje minha vida girou em torno de Serenity e sua gangue, foram 7 episódios e um filme de duas horas vistos de forma ininterrupta.


Do mesmo criador de Buffy e Angel, Firefly conta o futuro da raça humana como nenhum outro filme ou série jamais mostrou. Sem alienígena ou mutantes, os humanos saíram da Terra porque ela simplesmente não suportava mais o número de pessoas que lá viviam. Estamos em 2517, e assistimos como é a vida dos que perderam a guerra civil, que tentaram resistir a um governo unificado dos EUA com a China (chamado Aliança), e a visão que cada um dos nove tripulantes tinha sobre o universo em que estavam inseridos. Uma mistura do velho oeste com alguns aparatos tecnológicos e uma gigantesca influência da cultura oriental. Tendo o mandarim como segunda lingua obrigatória, os personagens sempre falavam um palavrão ininteligível para um não-chinês.

O roteiro é fantásticos, cada um dos personagens é brilhantemente interpretado, os efeitos especiais são inimagináveis para uma série de tv (inclusive levou um Emmy nesse quesito) e a mistura de drama e comédia é feita na medida exata. Ah se ela tivesse sido exibida na CBS! Hoje estaríamos numa sexta temporada de uma série redondinha. Damn it, FOX!

Abaixo eu comento sobre os personagens, então existem alguns spoilers!

Mal é o nome do capitão da nave e líder do grupo contrabandista. Ele é cheio de mistérios e uma das únicas coisas que sabemos sobre o seu passado é que ele lutou numa famosa batalha do Vale Serenity ao lado de Zoe. Ele é apaixonado por Inara, mas nunca fala o que realmente sente. Quem vê o ator hoje em Desperate Housewives tem vontade de vomitar, ele dava show em Firefly.

Zoe é uma mulher forte e guerreira, era subordinada do Mal na guerra e atua como primeira imediata da nave mais aconchegante das séries sci-fi. É casada com o piloto da nave, Wash. O único conflito que os dois possuem é com relação a Mal. Ele não aceita muito bem a história que os dois possuem, mas o desentendimento é ocasional.

Inara é uma prostituta de alta classe, só que com o nome de acompanhante. O romance enrustido que tem com o Mal só faz os dois se desentenderem, entrando sempre em conflito. No século 26, sua profissão é respeitadíssima e a sua presença na nave acrescenta grande credibilidade, o que, muitas vezes, facilita o comércio ilegal feito pelo seu amado. O mais legal é que a atriz nasceu no Brasil.

Jayne sempre foi um mercenário. Entrou para a tripulação quando estava roubando o Mal e a Zoe, que ofereceram mais vantagens do que ele recebia com seus parceiros (além de ganhar um quarto só pra ele). É o típico brutamontes nonsense que bate muito e faz todas as perguntas que você gostaria de fazer mas não tem coragem. Trai e se arrepende, bate e acaricia, sua personalidade é impulsiva, mas imprevisível. O ator que o interpreta é o Adam Baldwin, famoso por seu papel em Chuck, seu ponto alto também foi em Firefly.

Kaylee dá o tom leve e inocente da história. Ela é a mecânica da nave e mesmo sem treinamento ou estudo sobre o assunto, sempre deixou a Serenity funcionando. Incapaz de atirar em alguem, vive como uma irmã mais nova de Mal. Tem uma grande queda pelo médico.

Shepherd Book é um pastor, cujo passado é o mais misterioso dentre todos os tripulantes. O cara sabe tudo sobre armas, armadilhas espaciais, é bom no combate, sabe atirar como ninguém e ainda conhece muitas peculiaridades do submundo criminoso. Além disso é mostrado uma forte ligação que ele tem com a Aliança, mas a série não durou o suficiente para sabermos do que se tratava.

Os irmãos Tam fecham o grupo. Ele é um médico brilhante que abandona tudo para resgatar a irmã, que era usada pelo governo em experimentos secretos. Morre de amores pela Kaylee, mas sempre acaba falando demais, destruindo o relacionamento sempre que ele começava a se reconstruir. Ela foi uma menina-gênio, única. Seu cérebro foi alterado e manipulado, na tentativa do governo de fazer dela uma máquina de pensar e destruir. Sonhos acordados, doçura, indefesa, premonições e um comportamento agressivo são algumas de suas características peculiares que são mostradas ao longo da história. Hoje a atriz faz um papel medíocre em Terminator

Ah se a série tivesse sido da CBS!!

Não conhece a série?? Sério, você TEM que começar a ver. HOJE! ^^

13 comentários sobre “Opinião: Firefly

  1. Belo texto parceiro…que patcha maratona vc fez heim? Muito bom!
    Eu sou fã do Josh Whedon. Assisti Buffy, Angel e Firefly…foi uma pena mesmo que Firefly nao vingou!
    Tenho uma pergunta, na época que Serenity foi feito ja tinha BSG? Tem umas cenas no espaço que tem uns zoons nas naves que eh igualzinho no filme Serenity e em varias cenas de BSG. Quem copiou quem?

  2. Michel, a mesma equipe que trabalhou em Firefly/Serenity, trabalha hoje em Battlestar Galactica. É essa a explicação.

    E Daniel, ta estranha essa sua conta ai, 7 episódios? A série tem 14 capítulos.

    E sou apaixonado pela série sempre bom ler sobre ela. Valeu.

  3. Estou completamente de acordo, acho Firefly uma das melhores series qwue ja vi, pois acertava no humor e na ação na medida justa. Uma grande pena que não derão chance para ela.

  4. Só não concordo com 1 coisa: que Summer faça um papel medíocre em Terminator. Ela praticamente é a personagem principal. Só não tem esse título porque todos os 3 são principais, o que torna o seriado melhor que se fosse apenas 1. Com relação ao fato dessa série ter sido cancelada por ser da FOX, não seria prudente dizer, já que Terminator é da FOX mas é transmitida pela Warner, assim como outras séries que são produzidas por um canal e exibido por outros. Com relação ao futuro dos artistas, só Kaylee que faz um bom papel em Stargate Atlantis e River, fora isso, nem Adan Baldwin conseguiu alguma coisa. Inclusive, Morenna Baccarin ou Summer Glau poderão ser a Mulher Maravilha. Dúvidas:
    http://www.film.com/movies/story/2-summer-glau-wonder-woman/15981423
    No mais, foi uma pena mesmo ela ter acabado, mas várias series boas foram canceladas. Fazer o queijo ???

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s