Segunda semana da coluna mais sem motivos para existir da internet, e dessa vez resolvi comparar duas séries que, ao contrário das da semana passada, são simplesmente encantadoras.
Comparar Medium com Pushing Daisies obviamente não é tão complicado quanto comparar One Tree Hill com The Sopranos, mas muitas coisas podem ser notadas nas duas analisando-as mais a fundo.
“Der, o Ponto em comum é a morte” dirá o leitor mais impaciente logo de cara, mas isso é apenas o pano de fundo presente nas duas, já que ambas utlizam essa característica fúnebre de diferentes formas para narrarem suas histórias.
Medium é usualmente rotulada com uma série sobrenatural, mas 10 entre 10 fãs do programa diriam numa boa que o que veêm é um drama familiar de uma moça que tem o dom de ver (e prever) espíritos e sua relação com filhos e marido, e as dificuldades que permeiam a interação entre diferentes pessoas para se construir algo chamado família.
Já em Pushing Daisies, Ned também um dom, mas ao invés de ver os espíritos, ele os traz de volta à vida, e sua dificuldade em se relacionar com a Chuck, aqui pelo fato de não poder tocá-la, é apenas mais um modo de se demonstrar as dificuldades das relações humanas, só que de modo implícito.
Certo, podem até qustionar: Mas que série hoje em dia não fala das diferentes relações humanas, seja em Grey’s ou em Brothers and Sisters?
É verdade, mas o ponto em comum, que as unem e diferenciam das demais séries é partir da premissa da morte para utilizá-la a favor de uma história, que no fim das contas tem como principal intuito mostrar um outro modo de se observar a vida, seja pelo realismo de Medium ou pelo surrealismo de Pushing, um modo que demosntra como um pouco de morte pode realçar a vida.
Ah, e Feliz Páscoa =]
Gostei bastante. O ponto em comum entre elas desta vez faz sentido e eu concordo contigo.
Adorei essa coluna. Juntar séries nada a haver, e conseguir criar um sentido para isso… Além de falar de mediumn, que naum se acha em qq site. Parabéns pelo trabalho!!!!
Valeu Lenon, eu absolutamente amo Medium, mas faz um tempinho que não vejo. Juro que assim que fizer uma maratona eu posto mais textos da familia DuBois =]
forçou.
Forçou! (2)
gostei da idéia da coluna,
é interessante e ousada, uma idéia única entre os sites de seriados.
a única sugestao q eu faço é q vc explore melhor os seus argumentos, citando episódios, ou analisando os persongens ou buscando histórias comuns.
por exemplo, o último parágrafo em si já daria um ótimo texto. só precisava explorá-lo.
mas de qq forma, ótima coluna, mal posso esperar pela próxima!