Como destruir um reality show em 3 lições

Talvez nem todos saibam, mas sou um grande fã de America’s Next Top Model. Daqueles que vibram quando chega episódio novo e tenta aprender alguns macetes quando vai tirar fotos para o álbum do orkut, mas como podem perceber pelo título do post, as coisas não andam bem.

Lembrando que minha análise é relativa ao décimo ciclo do programa, inédito no Brasil. Portanto,

Spoilers abaixo:

Acho que dizer que as coisas não andam bem é eufemismo demais, o certo é dizer que estão uma desgraça. Algo próximo ao mesmo problema que aflige American Idol, só que com um grande porém: não há publico votando aqui, e sim jurados “inteirados do assunto” que deveriam tomar sábias decisões, e isso me leva ao pequeno top 3 resumindo o que fazer para deixar o Victor triste com um de seus programas favoritos.

Número 3: A falta de ineditismo. É a décima temporada do programa e não há novidades. Nós sabemos que sempre vai ter uma garota estranha que tira fotos maravilhosas, mas que será eliminada nos Go-see. Sabemos que a candidata chata que tiver mais cara de homem sempre irá longe. Que haverá uma viagem bacana e que no episódio final a candidata que perder perceberá que seu esforço ao longo da competição foi inútil, já que mesmo sendo mais forte, a outra mais amiga da Tyra sempre ganhará.

Número 2: A seleção. Acho que todos concordam que com o passar das edições, a competição deveria ficar mais acirrada, certo? Mas não acontece. Além de inexpressivas, as garotas estão cada vez mais em nível de Bolivia’s Next Top Model. Nem barraco mais tem direito…

Número 1: Tyra Banks. Esse é, de longe, o pior dos defeitos que está derrubando o programa. Sempre fui um entusiasta da Tyra, achava que a alma do reality era ela e que mesmo quando as garotas não estivessem muito inspiradas, ela salvaria o show (como fez batendo boca com uma participante no ciclo 4). Mas a partir do ciclo oito, nove, claros indícios demonstravam que algo estava mudando. Quem viu o nono percebeu que desde o início a edição favorecia a Saleisha, declaradamente a candidata preferida da apresentadora e Bingo, a garota ganhou. No entanto, nada foi tão escancarado quanto essa décima edição.

Desde o início seu ego podia ser percebido na nova abertura, que mostrava várias fotos suas, ao invés das vencedoras passadas, como ocorria sempre. Tudo bem, dava pra deixar isso de lado, mas aí houve o episódio em que a favorita da Tyra dessa edição, Fatima, simplesmente perdeu a photoshoot e mesmo assim passou! E agora, a favorita do público, Katarzyna foi eliminada, provavelmente para não ser uma competidora muito forte na final contra a Fátima e não haver necessidade de muita manipulação. A contra gosto dos jurados, vale lembrar, mas isso não importa, porque o show é da Tyra e é ela quem manda ali.

No geral, é triste ver um dos programas que mais me divertia descer ladeira abaixo desse jeito, e nunca pensei que fosse dizer isso, mas minhas fichas agora vão para a segunda edição de Brazil’s Next Top Model. E isso é bem deprimente.

8 comentários sobre “Como destruir um reality show em 3 lições

  1. Não concordo com vc em algumas partes.
    por exemplo, nesse décimo ciclo o go-see não eliminou a melhor.
    e como não tem barraco? todos os episódios dessa temporada tiveram pelo menos uma discussão!
    no preview do episódio 12, o de semana que vem, vai ter briga!
    isso porque tem só 4 pessoas sobrando.
    e Tyra favorece Fatima na cara de pau! como na eliminação de Stacy-Ann, que pelo menos fez o shoot, dizendo que Fatima tinha uma expressão corporal melhor que a da outra participante, mas não acho que ela ganhe não.
    e Tyra é mesmo o problema do programa, mas antes ela do que Fernanda Mortta.
    também acredito numa melhora significável em BrNTM 2.

  2. America’s Next Top Model tá over mesmo!!
    E please é Fatima não Fátima!!
    Injusto a Katarzyna ser eliminada mesmo!

    Assista Australia’s Next Tio Model é muito bom!!
    Tá na quarta temporada e está muito boa!
    ganha de 10 da America’s!

    x)!

  3. Fábio, saiu Fátima e não Fatima pq o corretor ortográfico do word corrigiu automaticamante, nem percebi :p

    Guto, é verdade que nesse go-see não eliminou a melhor, mas isso foi mais em relação ao oitavo e nono ciclo, mas pode reparar que mais ou menos sempre na mesma época da temporada, quando tem por volta de umas cinco, sai a competidora meios estranha que não sabe se portar bem, como a Heather e a Lauren.

  4. australia’s next tio model???
    pensei até q fosse um programa de comédia e fui pesquisar ahhahahahah
    tipo, vários tiozões gordos e carecas disputando! (claro q eu não tinha lido o “australia’s” hehe)

  5. Nem li direito porque ainda não vi o ciclo 10 (falta ver o 3º, e aí só ficam faltando o 9º e 10º)

    Mas o que mais gostei foi “Daqueles que tenta aprender alguns macetes quando vai tirar fotos para o álbum do orkut”!!

    Até que ponto chega o vício, não? xDDDD

Deixe um comentário