Lost – 4×10: Something Nice Back Home

Eu que já tinha superado totalmente o trauma de episódios gangorras da terceira temporada, acabo de ser traumatizado novamente. Semana passada tivemos um dos melhores episódios da história de Lost e agora na seqüência faltando poucos episódios para acabar a temporada e com inúmeras perguntas para serem respondidas, tomamos um baita banho de água fria com um episódio fraquíssimo como esse.

Spoilers Abaixo:

Não sou daqueles que preciso de ação, tiroteios e correria para gostar de um episódio. Sei valorizar os bons diálogos e uma trama bem amarrada, mas o problema de assistir a Something Nice Back Home foi a constante sensação de que algo grande estava para acontecer e acabou que foi tudo arrastado para quase nenhuma coisa interessante.

Sim, agora sabemos que Sawyer ficou na ilha por vontade própria, que Charlotte fala coreano, que o monstro de fumaça na matou toda a equipe dos mercenários, que as propriedades de cura da ilha também possuem o efeito contrário, que o Dr. Shephard Pai é o fantasma mais popular nas visões dos losties…Mesmo assim, será que eu fui o único que ficou uma sensação de vazio depois de assistir tudo isso?

Para aqueles que estavam torcendo para Jack e Kate terminarem juntos, pelo menos tiveram o gostinho de que por um tempo eles viveram felizes juntos fora da ilha e que Jack até tentou criar Aaron como próprio filho, mas segundo o falecido Charlie, ele não deveria fazer isso. Mais uma vez fiquei com a sensação que Jack deve ter sido responsável de alguma maneira pela morte de Claire (se é que ela morre) e por isso preferiu manter a distância de Aaron até agora.

Uma coisa que eu ainda não consegui entender direito é todo essa demonstração de super proteção que Sawyer tem por Claire. Da pra entender que uma pessoa queira ajudar uma mãe com um bebê recém nascido, mas no episódio passado ele arriscou a própria vida para resgatar Claire da casa que explodiu e agora berrava de desespero no meio da selva com desaparecimento dela.

Desses novos personagens eu gostei mais de Miles logo de cara e nesse episódio ele esteve mais sarcástico e debochado do que nunca. Quem tinha uma pontinha de esperança (eu) de que Danielle não tivesse morrido com aquele tiro no ombro deve ter ficado um pouquinho decepcionado. Não que ela vá fazer uma grande falta, mas seria muito legar ter visto um flashback dela na ilha.

Uma coisa boa que da pra salvar desse episódio é um pouco de informação que ajudou a formar a timeline de Jack e cia. Todo aquele comportamento autodestrutivo que vimos em Jack no último episódio da terceira temporada, ao que parece foi iniciado pela neurose que o fantasma do pai causou junto com o fato de Kate estar cumprindo algum tipo de promessa que ela fez a Sawyer antes de sair da ilha.

Espero que isso tenha sido uma derrapada única e que os episódios finais preencham as expectativas.

Onde será que Claire foi parar? Mais alguém com déjà vu da primeira temporada?

13 comentários sobre “Lost – 4×10: Something Nice Back Home

  1. Eu até que gostei do episódio.
    A parte da ilha foi realmente bem fraca…
    A operação do Jack, as cenas do Sawyer e Claire indo pra praia, todas pareceram bem inúteis e não gostei muito desse sumiço da Claire, mas vamos ver pra onde ela foi afinal. E pq ela deixou o Aaron, ou se sequestraram ela pq deixaram o Aaron.

    Mas em compensação o flash forward foi muito bom.
    Kate e Jack no seu momento de alegria, descoberta do que aconteceu com o Sawyer (eu tinha certeza que ele ia morrer antes dos Oceanic Six sairem da ilha, mas errei)
    Tb mostrou que o Hurley ficou pirado de tanto ver o Charlie.
    E apesar de o Jack pelo jeito começar a ficar mal por ver o pai dele, acho que vai ter mais coisa pra ele ficar daquele jeito que estava no último da 3ª temp.

  2. o pior é que eu acho que a derrapada foi proposital
    tipo, fazer todo mundo odiar um episodio pra depois nos surpreender com o final de temporada mais fodastico de todos
    em quase todas as temporadas eles fazem isso, e ainda assim todo ano fico frustrado com o episodio filler…

  3. Agora me digam: POR QUE os produtores precisam “implorar” por mais uma hora na temporada (ou mais um episodio, whatever), se gastam uma hora com uma m* dessas? Bastava podar esse episodio e incluir, de forma resumida, as cenas dele nos demais episodios que faltam (e que tambem devem ter um monte de cenas ruins e desnecessarias)…

  4. Ainda não vi o episódio e só li o primeiro parágrafo. Mas vou ter que dar um pitaco – como gostam de “sabotar” Lost. Não sei quem é o responsável. Edição, redação, criação, sei lá.
    Já tem um tempinho que o Jack tá chatinho. E a Kate também. E isso é impressionante, porque eles são os protagonistas da trama.
    E justo os episódios específicos deles são os mais sem graça.
    A única coisa que eles ainda não sabotaram foi o Ben. Graças ao talento de Michael Emerson. Que sinceramente, eu não sei se originalmente teria toda essa importância na estória.
    Então, só como desabafo eu digo: Que saudades de Dexter!!!

  5. Isso que o Mike falou faz sentido mesmo…se eles estiverem nos preparando para um final fodastico até que vale a pena uma historinha morna como essa.
    Vc leu meus pensamentos Silvia…que saudades de Dexter

  6. Jack na discussão com Kate me deixou transparecer que sabe que Aaron é seu sobrinho, quando acusa Kate de nem ser parente dele… Talvez saiba que o sumiço de Claire seja por causa do seu pai!!! Isso está na verdade me deixando ansioso para saber por que outro sumiço para a mesma personagem? Quanto a tal Noreen que Kate diz ser outra mãe do parque, seria a namorada-trambiqueira de Sawyer, que quando se encontrar com Kate e a ajuda revela estar grávida? Ou estou vendo coisas que nem existem :D:D:D?

  7. Agora que eu vi o episódio, não achei de todo mal assim. É claro que o ep. do Ben foi o ápice da série. Mas esse teve seus momentos.

    Mas a pergunta que não quer calar: CADÊ A CICATRIZ DA RETIRADA DO APÊNDICE???????? Ou porque depois de esperar trocentas temporadas prá ver o corpicho do Jack numa ilha, somente agora ele aparece no pêlo???

    Como eu nunca torci pro Jack e a Kate ficarem juntos, quase vomitei no início do episódio. Mas graças ao bom Deus esse climinha não vai durar muito.(hehehe)

    Agora, o episódio não pode ser considerado “filler”. Na verdade achei que ele foi do tipo “arame”. Bastante coisa amarrada que certamente se desenvolverão nesse final de temporada.

  8. Quanto à cicatriz de Jack, aquele pessoal que nao tem mais o que fazer e fica caçando fotograma do seriado já mostrou que a cicatriz está lá.

    [ ] Rubens

  9. Eu achei esse episódio ótimo. Sabia que não teria ação nem nada surpreendente, mas amarrou vários pontos da história. E o gancho pro próximo episódio foi excelente (principalmente pra mim, que amo a Claire).

    Próximo episódio promete, a promo dele é genial.

    Estou adorando essa temporada, na minha opinião só perde para a 1ª.

  10. Ah, eu gostei do episódio, achei sombrio na medida que Lost deve ser, não achei de todo ruim como a maioria das pessoas.A única coisa que eu não gostei foi desse desaparecimento da Claire, repetido!!!!! Espero que eles apresentem uma explicação interessante pra isso, porque senão vai ficar chato.

    Agora, quanto ao seu comentário a respeito da proteção do Sawyer com a Claire, acho perfeitamente compreensivo. O Swayer tem toda aquela pose de “não ligo pra ninguém”, mas na verdade ele é maior coração mole, principalmente com as meninas…pelo menos é assim que eu entendo. Ele quer ser durão, mas na verdade ele é muito fofo!!!

  11. Acho que o que muita gente passou desabercebido no episodio 10, é que a Claire MORRE!!!! Ela morreu na explosão, existem várias dicas durante todo o episódio que para alguns acharam “boring”, é fantástico ver a sutileza com que os roteiristas, definem a passagem dela, e a luta para ficar junto ao filho. Durante todo o episódio desde quando ela “acorda” e chama por Charlie, quanto ao Miles tentando ajuda-la, para os de memória curta, é essa a especialidade dele, fazer com que os mortos saiam desta dimensão, e no final o pai dela finalmente vem busca-la! Foi uma pena, como todo mundo tambem tinha esse afeto pelo personagem, porem ja era sabido que ela iria morrer…

Deixe um comentário